Rua das Flores

Bairro do Cativo, Santa Iria de Azóia, Loures, Lisboa, Portugal

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Dia 18

Qualquer criança sonha chegar aos 18 anos, pensa que aí vai ser gente. Só depois de crescer percebemos que não é assim tão simples. Ser maior tem os seus lados bons mas também traz consigo mais responsabilidade. O sonho de querer ser grande vai se perdendo aos poucos.
Eu próprio achava que chegar aos 18 seria o melhor que me podia acontecer, mas cheguei lá e fiquei decepcionado. Aos dezoito acaba o tempo de diversão, ou melhor o tempo passa a voar, quase nem damos por ele. Se compararmos os primeiros 18 anos da nossa vida com os segundos 18, os primeiros parecem ter demorado 10 vezes mais a passar. É tambem aos 18 que começam as exigências: "quando arranjas trabalho?", "quando arranjas namorada?", "quando casas?", "quando tomas um rumo na vida?".
Porque será que os mais velhos acham que para tomar um rumo na vida, temos que ter uma vida como eles tiveram?
Eu aos dezoito tinha muitos sonhos, muitos projectos, alguns consegui cumprir, a maioria ficou por concretizar. Fundamentalmente porque muitos dos meu sonhos envolviam mais alguém, não dependiam só de mim. Aprendi com a vida que o melhor é aproveitar cada dia que passa, aprendi principalmente que por mais que sejamos honestos e sinceros, só isso não é suficiente para sermos felizes.
Se aos dezoito tinha sonhos, depois de mais outros 18, alguns dos sonhos ainda eram os mesmos. Estavam por realizar todos os sonhos que envolviam mais alguém. Aos 36 sentia que se calhar esses sonhos iam ser sempre simples sonhos.
A vida tem acasos curiosos. Não consegui realizar os meus sonhos nos meus primeiros 18 anos, nem nos meus segundos 18 anos, e quando já estava a perder a esperança, eis que tudo na minha vida dá uma grande volta e 18 passa a ser outra vez o número mágico.
Afinal sempre consegui realizar os meus sonhos a 18, não foi aos 18 anos mas foi no dia 18. Com a vantagem que os meses passam mais depressa que os anos, e assim todos os meses têm dia 18. E sempre nesse dia páro e revejo a nossa loucura, coisa de adolescentes que já não éramos. Todos os dias 18 saboreio os sonhos que estavam por cumprir e que aos poucos vou descobrindo. Ainda faltam alguns, mas o tempo vai tratar do assunto. O sonho ainda não está completo, ainda falta conhecer mais 3 importantes pessoas na minha vida. Quem sabe um destes dias 18 o sonho não fica mais composto. Uma coisa é certa, já faltou mais. E pode ser que não sejam só 3, quem sabe...
    • At 19/4/07 2:32 da tarde, Anonymous Anónimo said…

      Você é mesmo um amor,com a vinda dos meus pais e irmão para Portugal eu serei mesmo uma mulher 100% feliz!!!


      Beijos

       
    • At 25/4/07 12:25 da tarde, Anonymous Anónimo said…

      É, os sonhos às vezes tardam a serem concretizados, mas um dia chegam sim, nunca podemos perder a esperança. Todas as idades têm a sua beleza, aos 18, aos 36, aos 54...

      beijos

       
    • Enviar um comentário